sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Vem aí os episódios semelhantes do Chaves



Durante longos 27 anos este carismático garoto que mora em um barril é exibido e reprisado exaustivamente nas telas do SBT. Responsável por salvar a emissora quando algum programa ia mal na audiência, Chaves já bateu a Globo muitas vezes.

Quem pensa que já viu todos os episódios do Chaves, pode estar enganado. Dos cerca de 280 episódios que foram produzidos em oito temporadas na década de 70, apenas pouco mais de 150 são exibidos pelo SBT. Vários episódios que um dia foram exibidos saíram do ar e constituem no que hoje é conhecido pelos fãs como "episódios perdidos".

O ano de 1992 foi doloroso para os fãs, pois saíram do ar nada menos que 52 episódios do Chaves que, a princípio, jamais voltariam a ser exibidos. Com o advento da Internet, os fãs puderam conhecer mais a história do Chaves e descobrir essas raridades por meio de sites como o YouTube. Começaram então a fazer protestos para que o SBT voltasse a exibir esses episódios, mas o canal do Sílvio pouco se lixava para as reclamações.

Foi em 2003 que o assunto dos episódios perdidos foi abordado pela primeira vez no SBT. Sônia Abrão pegou, nos arquivos da emissora, episódios perdidos, e até inéditos, do Chaves e começou a exibir trechos em seu extinto programa "Falando Francamente". No mesmo ano, Chaves sai do ar pela primeira vez na história, mas volta alguns dias depois com uma grande novidade: 8 episódios perdidos voltaram a ser exibidos, resultado de uma remasterização nos arquivos da emissora.

Cena do episódio "Aulas de Boxe", inédito exibido no extinto Falando Francamente.

Em 2007, mais um episódio perdido volta ao ar. A partir daí, Chaves segue sem novidades até o ano passado, quando o mesmo passa a ser transmitido também pela TV paga (canais Cartoon Network e Televisa Networks - TLN), onde são transmitidos episódios perdidos e até inéditos do Chaves, para a alegria dos fãs que possuem TV por assinatura.

Sentindo-se cada vez mais pressionado pelos fãs, o SBT resolve abrir o jogo: no Festival SBT 30 anos, em julho de 2011, o diretor de programação Murilo Fraga dá uma explicação sobre os episódios perdidos, que não convence os fãs.


Dias depois, a bomba: o SBT anuncia que vai exibir os episódios perdidos em agosto. Dito e feito, 9 episódios foram exibidos, sendo 7 perdidos e 2 inéditos. Destes, 8 já haviam sido exibidos na TV a cabo.

Cena do episódio "A Festa da Amizade". Fora do ar desde 1992, voltou a ser exibido em agosto de 2011.

E agora, a partir da próxima segunda, mais episódios perdidos serão exibidos, o que dá a sensação aos fãs de tarefa cumprida, de batalha vencida.

Os episódios perdidos que serão exibidos a partir de segunda feira, dia 16, possuem uma característica especial em relação aos demais. Isto porque vários episódios que são exibidos normalmente pelo SBT tratam-se de remakes destes perdidos que poderão voltar, motivo pelo qual estes episódios não eram exibidos. Tais episódios foram denominados pela emissora e pelo próprio estúdio de dublagem como "episódios semelhantes", e possuem sinopses praticamente iguais a episódios que são exibidos normalmente, com apenas algumas alterações em personagens, piadas, etc.

Dentre os episódios a serem exibidos, são grandes as chances de um deles ser o episódio piloto da série, pois imagens deste episódio foram exibidas na chamada que o SBT fez (vídeo acima).

Cena do episódio piloto "O Homem da Roupa Velha".

Produzido em 1971, tal episódio é considerado piloto pois episódios mais antigos, se existiram, foram perdidos.

Além do episódio piloto, poderão reaparecer quatro personagens perdidos da série: tratam-se de Malu, Seu Madroga - ambos parentes do Seu Madruga (afilhada e primo, respectivamente) - Cândida e Elizabete. Malu participou de 3 episódios da série e Seu Madroga, Cândida e Elizabeth, apenas um.

Da esquerda para a direita: Malicha, Seu Madroga, Cândida e Elizabeth.


Dizem que serão exibidos cerca de 50 episódios. É aguardar para ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário